Curitiba

DESCRIÇÃO HISTÓRICA E CARACTERÍSTICAS

curitiba Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje.
A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que a levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente. A maior delas foi no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilênio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia.

Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais. Curitiba é também uma das cidades brasileiras mais influentes no cenário global, sendo considerado um dos centros mais globalizados do planeta, recebendo a classificação de cidade global gama, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC).

Capital do estado do Paraná, localizada a 934 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 110 quilômetros do Oceano Atlântico. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.848.943 habitantes. É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 29 municípios e que possui 3 400 357 habitantes sobre uma área de 15 447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil , e a maior da Região Sul, tendo ultrapassado recentemente a Região Metropolitana de Porto Alegre. A capital do Paraná ao longo dos últimos anos tem se consolidado como a cidade mais rica do Sul do país e a quarta em nível nacional.

TURISMO

Curitiba é a sexta cidade Brasileira com maior número de eventos internacionais. Em torno de dois milhões de turistas por ano visitam a cidade, sendo que aproximadamente a metade por turismo de negócio.

O parque hoteleiro da cidade está preparado para este fluxo de turista, considerado hoje o quarto maior parque hoteleiro do Brasil.
Recentemente Curitiba foi apontada por uma importante revista de turismo como o melhor custo-benefício para turismo na região sul do Brasil e apontada por especialistas como a melhor capital Brasileira para investimento.
A cidade vem se tornando um dos maiores e mais importantes centros de tecnologia, atraindo gigantes do setor de informática tanto nas áreas de software quanto de hardware, caminhando para se tornar um grande polo nacional neste setor.

É difícil descrever os pontos turísticos da cidade, abaixo citamos apenas alguns, uma lista completa dos pontos turísticos pode ser vista no site http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/.

Não deixe também de ver o vídeo elaborado recentemente com varias informações a respeito de Curitiba, seu povo e suas origens. http://www.youtube.com/watch?v=JQYWp4fcp-Q

Teatro Guaira: Uma das maiores salas de espetáculos da América do Sul, tanto em número de espetáculos como em importância histórica e capacidade de assistência.
Muito bem localizado, praticamente no centro da cidade de Curitiba, vale a pena verificar a programação antes de uma visita na cidade.
A programação completa pode ser vista no site http://www.tguaira.pr.gov.br/.

Jardim Botânico: um dos pontos turísticos mais visitados na cidade de Curitiba, foi inaugurado em 1991 e foi criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
Uma estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d'água.
Se você gosta de caminhar e apreciar a natureza, desfrute das trilhas da região.
O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.

Ópera de Arame: Com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.572 pessoas.
O Parque das Pedreiras, com vegetação típica e cascatas, juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, compõem um complexo arquitetônico fantástico que é cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos desde 1989, e pode abrigar ao ar livre em torno de 20.000 pessoas.

Museu Oscar Niemeyer: Inaugurado em novembro de 2002 com o nome de Novo Museu e seguindo projeto de Oscar Niemeyer. Em 2003, seu nome foi substituído para Museu Oscar Niemeyer, em homenagem ao seu famoso projetista, que teve uma carreira brilhante desde sua juventude até a sua morte em Dezembro de 2012 com 104 anos de idade. Festejou o seu ultimo aniversário do jeito que mais gostava, trabalhando em seu ateliê diante da praia de Copacabana no Rio de Janeiro.
O Museu Oscar Niemeyer foi erguido em menos de sete meses e estima-se que custou cerca 50 milhões de reais. É um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16 mil m² destinados a obras de arte. Conta com diversos ambientes, incluindo um auditório para 400 lugares, café, elevadores e espaços de lazer.
Em sua inauguração buscou-se um foco de atuação nas artes plásticas, no design, na arquitetura e no urbanismo. O Museu, entretanto, não possuía acervo próprio até o início de 2003. Hoje é rico em exposições e ações educativas. Uma programação completa do museu, bem como toda a programação artística pode ser consultada no site http://www.museuoscarniemeyer.org.br/.

Santa Felicidade: Bairro de Curitiba onde há uma variedade enorme de restaurantes e diversidade gastronômica. No inicio do bairro, se estabeleceram alguns dos primeiros imigrantes italianos chegados ao Paraná, onde se dedicaram à produção de hortigranjeiros, a plantação de erva, ao fabrico de vinho e queijo e ao trançado de vime. Merece destaque pela sua arquitetura a Casa dos Gerânios, a Casa dos Painéis, Casa das Arcadas e Casa Culpi. A grande atração de Santa Felicidade é a de ser o bairro gastronômico de Curitiba, com grande número de restaurantes que oferecem a comida típica e vinho da colônia. Existem ainda vinícolas e cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime.

View the embedded image gallery online at:
http://www.uptaxi.net/cidades/curitiba#sigFreeIdbcab31f8e8

NUMEROS DE TELEFONES UTEIS:

TAXI:
Rádio Taxi Curitiba – 0800-600-7676
www.radiotaxicuritiba.com.br

Rádio Taxi Sereia – (41)3346-4646
www.taxisereia.com.br

HOSPITAL:
SAMU Urgência Clinica - 192

POLÍCIA:
Policia Militar – 190
Policia Civil - 147

TRANSPORTE PUBLICO:
Rodoferroviária – (41) 3320-3000

PROCON:
Procon Curitiba – 151

APLICATIVOS UTEIS EM CURITIBA:

Pedidos de Taxi – Uptaxi – www.uptaxi.net

Consulta de ônibus urbano em Curitiba – URBS e ITIbus – www.urbs.curitiba.pr.gov.br