Cariacica

DESCRIÇÃO HISTÓRICA E CARACTERISTICAS

cariacica De origem indígena e com influências das culturas negra e européia, Cariacica é a imagem da miscigenação brasileira. Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão "Cari-jaci-caá", utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é "chegada do homem branco".

A cidade reúne o urbano e o rural em plena harmonia e de forma sustentável. O centro urbano abriga grande área comercial e cerca de 95% da população, mas a região rural se estende por uma ampla área do território e é marcada pela diversidade natural, principalmente aos pés do Monte Mochuara.

O "cartão-postal" de Cariacica é o belo Monte Mochuara, que recebeu esse nome por influência da língua francesa. Conta a lenda que quando colonos franceses se aproximaram da baía de Vitória avistaram o monte com aquela névoa em volta do topo e associaram a um lenço, que em francês é "mouchoir". Nas imediações, está a Praça Marechal Deodoro da Fonseca e a Igreja Matriz São João Batista, que são marcos da colonização da cidade e encontram-se no bairro Cariacica-Sede, onde foi instalada a primeira sede administrativa, no século XIX.

TURISMO

Parque Natural Municipal Monte Mochuara: Um dos mais belos atrativos turísticos de Cariacica, o Parque Natural Municipal Monte Mochuara é o ponto de maior área de Mata Atlântica na cidade. Possui 436,18 hectares e 718 metros de altitude. Lá, os visitantes podem encontrar espécies nativas e raras.

Igreja Matriz São João Batista: Fica na praça central da sede do município. Quando o Presidente da Província, José Thomaz de Araújo, ordenou a construção da Igreja Matriz, conforme o art. 1º da lei nº 6, de 1839, no local que melhor conveniência apresentasse. Esta foi a consequência lógica do ato de 13 de dezembro de 1837, considerando a freguesia, chamada pela Igreja Católica, de São João Batista de Cariacica, como termo de Capital.

Reserva biológica Duas Bocas: A reserva biológica Duas Bocas foi o primeiro manancial de água potável canalizada para o abastecimento da população da capital, nos primeiros anos do século XIX. A reserva está inserida no bioma da Mata Atlântica e sua área abrange cerca de 2.910 hectares, sendo aproximadamente 70% de mata primária. Entre as espécies da fauna ameaçadas de extinção, destacam-se a onça-parda (Puma concolor) e a Jaguatirica (Leopardus pardalis).

Rancho Pedra Negra: Desenvolve turismo rural e agricultura familiar. Possui piscina natural, área de camping, pesque e pague, passeio a cavalo, culinária típica como leitão à pururuca, tilápia e galinha caipira, além de venda de produtos da agroindústria. Endereço: a 9 km de Cariacica Sede, na estrada principal de Cachoeirinha.

View the embedded image gallery online at:
http://www.uptaxi.net/cidades/cariacica#sigFreeIda282565e59

TELEFONES ÚTEIS:

HOSPITAL:

Hospital Meridional - (27) 3346-2000

POLÍCIA:

Polícia Militar do est. Espirito St - (27) 3336-4515

TRANSPORTE:

Transporte Público – GV bus - 2122-0233

CORREIOS:

Correios - (27) 3254-1453

PROCON:

Procon - (28) 3346-6324

APLICATIVOS ÚTEIS EM CARIACICA:

Pedidos de Taxi – Uptaxi – www.uptaxi.net